O rapper carioca Rod iniciou sua trajetória em 2008, participando de batalhas de rima e rapidamente se consolidando como uma das vozes promissoras do rap nacional. Inspirado pelo movimento do hip-hop dos anos 90 e 2000, ainda adolescente decidiu dedicar sua vida à música.
Em 2009, fundou o grupo 3030, que alcançou projeção nacional e internacional e se tornou um dos principais nomes do rap brasileiro. Com o grupo, Rod construiu uma discografia extensa, reuniu milhões de ouvintes e se firmou como referência para uma nova geração de artistas.
Durante a pandemia, em 2020, Rod iniciou sua carreira solo, explorando novas sonoridades e apresentando um trabalho mais pessoal e autêntico. Desde o começo dessa fase, já lançou quatro mixtapes, um álbum e diversos singles, mostrando ser um artista inquieto e criativo, que não para de produzir.
Rod também colaborou com artistas de peso, como Rashid, The Game, MV Bill, Helio Bentes, entre muitos outros, consolidando seu respeito dentro e fora do país. Com mais de uma década de trajetória, segue expandindo os horizontes do rap e deixando sua marca na história da música brasileira.
A ideia de soar como “Um respiro de ar fresco” no mercado musical foi o ponto de partida do disco intitulado “Deus É Brasileiro”, que foi lançado no final de 2023.
O novo álbum consegue alcançar o mainstream sem prejudicar o lado artístico do projeto, criando uma imagem coesa entre o artista e sua obra, enquanto passeia muito bem pelo conceitual e pelo pop, conversando com a personalidade do artista e com o caminho artístico que ele acredita.
É um projeto ousado, porque ao mesmo tempo que respeita os grandes pilares do hip hop tradicional, consegue trazer inovações que destacam a criatividade de Rod. Como Caetano Veloso disse: “Deus é Brasileiro é um álbum que não poderia deixar de me tocar: Com bases refinadíssimos e palavras intensas, Rod enriquece o panorama da nova criação de música no Brasil”.
O disco ainda teve uma música escolhida para trilha sonora do jogo EA FC 2024 (o antigo Fifa), intitulada “O Que Se Leva”, sendo a única música em português selecionada nessa edição.Rod contou com a participação de artístas de renome como MV Bill, Rashid, Tom Zé, Helio Bentes.
Dizem que as melhores coisas da vida não são coisas. Não podem ser pegas pela mão ou sequer serem compradas em lojas de qualquer tipo. Com mais de 10 anos de estrada e muitas conquistas na bagagem, o cantor e compositor Rod decidiu aproveitar o hiato do grupo 3030 para listar essas “Coisas que realmente importam”. Esse é o nome da sua terceira mixtape solo, projeto independente em que narra sua trajetória de erros e acertos que lhe fizeram viver do rap. As oito faixas chegaram nos tocadores digitais em 2021.
No final de 2020, o grupo 3030 anunciou uma pausa nos projetos em conjunto e seus integrantes saíram em busca de suas raízes. Rod mergulhou ainda mais na cena do rap nacional e nas influências que o marcaram quando ainda estava tateando no gênero. “Coisas que realmente importam” resgata as sonoridades dos anos 2000, do hip hop norte americano que aterrissou nos fones de ouvido do Rod em suas andanças pelos morros e asfaltos do Rio de Janeiro e que lhe dão norte neste momento de reflexão sobre a carreira.
A ingenuidade de criança, os versos errantes de jovem, o anel de casamento, o crescimento do filho, o dinheiro para a creche, o orgulho da mãe… tudo isso vai para primeiro plano nas várias camadas de poesia do Rod. “Coisas que realmente importam” é o olhar mais sincero e profundo sobre a sua trajetória até aqui, numa tentativa de reacender a ousadia do menino que conseguiu realizar o sonho de ser o artista que é hoje.
A mixtape conta com oito faixas como as músicas “Quem Eu Sou” e “Tô Voando”, parceria com o rapper The Game. O projeto ainda conta com a participação de Drizzy, DK47, Guhhl, Rashid e Nyna. “Coisas que realmente importam” foi produzido pelo selo Ninja Muzik, criado pelo Rod, e lançada parceria com a TAS Record, que também fez a produção executiva e planejamento e execução do projeto.
Desde o início de sua carreira solo, Rod já planejava dar sequência à sua série de mixtapes, trazendo como grande referência o universo do cinema. Dessa ideia nasceu a Majin Boo Tape 2 (MBT2), um projeto pensado não apenas como música, mas como uma experiência visual e conceitual.
A MBT2 é uma mixtape visual, na qual cada faixa ganhou um videoclipe próprio. Produzidos pela GB Lab, esses vídeos foram gravados em cenários minimalistas montados em um galpão, criando atmosferas distintas para cada canção e permitindo que Rod traduzisse suas verdades de forma crua, estética e direta.
O álbum reforça a inquietação criativa do artista, que experimenta novas formas de expressão e mistura diferentes tendências musicais sem perder sua identidade. Cada faixa é um convite para mergulhar em seu universo artístico, ampliando os horizontes do rap contemporâneo no Brasil.
Mais do que um simples lançamento, a Majin Boo Tape 2 representa um novo capítulo na trajetória solo de Rod: um projeto ousado, que reafirma seu desejo de inovar, experimentar e entregar ao público não apenas músicas, mas experiências artísticas completas.
Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades!
Copyright © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: MWLAB Digital